O significado de Coaching

 

Para melhor compreendermos essa proposta de serviços, e essencial o entendimento do processo de coaching. Como definição, o coaching e um processo de troca entre o coach e coachee, onde ferramentas e técnicas serão utilizadas para motivar e ajudar o coachee a encontrar o melhor caminho para ir de onde esta no momento presente ate onde almeja estar, no sentido de aumentar seu potencial e alcançar os resultados desejáveis através de seus próprios recursos.

O intuito é ser capaz de modificar algo que melhorará sua vida, de forma consciente e planejada, estimulando a aprendizagem e o desenvolvimento continuo. Então, o processo esta focado no cliente e no respectivo plano de ação, que proporcionara a conscientização do cliente e, ao mesmo tempo o coach da apoio e feedback, realizando de forma questionadora que promovera a descoberta pessoal.

Coaching Emocional

É um processo que auxilia os aspectos emocionais e seus impactos no desempenho pessoal e profissional, por exemplo:

  • Tratamento de bloqueios e impedimentos a eficácia das ações;
  • Desbloqueio da utilização dos recursos pessoais;
  • Fortalecimento da estrutura psicoemocional;
  • Alinhamento dos processos internos para concretização dos objetivos;

As técnicas estão relacionadas com a Psicologia, com ênfase na PNL – Programação Neurolinguística, que e um estudo dos padrões (programação) criados pela interação entre o cérebro (neuro – mente), a linguagem (linguística – sentimentos) e o corpo. Além disso, a PNL estuda o ser humano e seu funcionamento, ou seja, como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos, bem como podemos direcionar e otimizar o processo a fim de atingir nossas metas. Finalmente, a PNL e baseada na pressuposição de que todo comportamento tem uma estratégia, e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada (reprogramada).

Coaching de Business

É um processo que promove a motivação e renovação dos clientes, libertando-os de qualquer tipo de problemas e medos. O intuito e atuar nas empresas e no seu núcleo de pessoal, resolvendo conflitos interpessoais e também melhorando a autoestima. Então, o método pode ser direcionado para corporações e indivíduos, promovendo mudanças significativas no desenvolvimento de lideres, equipes e na produtividade organizacional.

O Coaching de Business envolve duas áreas de atuação:

Business Effectiveness (eficácia do negócio): o coach atua com exercícios e estratégias para solução de problemas organizacionais (Ex: altos índices de turnover, falta de planejamento nos setores da empresa, etc), por isso o coaching organiza o ambiente de trabalho, alinhando cargos, tarefas e setores a fim de elevar a produtividade da corporação.

Personal Effectiveness (eficácia pessoal): O coach ressignifica cada profissional e suas dificuldades pessoais que podem comprometer o desenvolvimento organizacional. Para que o trabalho do coach seja bem sucedido, ele deve encorajar e desafiar os lideres a buscar novas soluções, inspirando novos modelos entre as equipes e trazendo autonomia e segurança para seus membros que refletira positivamente na eficácia empresarial e, consequentemente na satisfação dos clientes.